Pular para o conteúdo principal

Fruição sobre o texto de Flusser

    No texto, Flusser sugere que os objetos possuem finalidades existenciais para além da relação deles com a humanidade. A forma como o texto foi escrito e como os objetos são colocados dentro de um universo lúdico de "independência" nos leva à discussões que estão fora do nosso cotidiano, dois pontos que chamam atenção são: ao trazer a animação, os objetos tomam características humanas e uma das falas, acabam deixando transparecer uma certa prepotência ao sugerir que a forma como o ser humano se posiciona no mundo deve-se ao fato de, segundo um mito, termos nascido de um objeto(o barro), e, portanto, precisamos constantemente reafirmar nossa posição de superioridade. Ao relatar isso, o autor resgata uma forte característica humana para os personagens, a arrogância, o que os torna cada vez mais próximos de nós. Outro ponto é inversão da relação de subalternidade homem e objeto, quando as personas sugerem que na verdade o homem vive à mercê dos objetos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Storyboard para animação em stopmotion

 

Sintegração sobre Abertura

Na sintegração sobre abertura obtive de uma forma mais constritiva  e dinâmica conhecimento sobre   o tema, ao compartilharmos as informações também facilitamos a absorção delas. Segue abaixo minha experiência com a dinâmica: Rodada 1 -  "objeto", não-objeto e quase-objeto - CRITICA Ao relacionarmos o texto de Ferreira Gullar com o texto de Flusser conseguimos compreender um pouco mais sobre as limitações dos objetos e como o não objeto pode resolver essas limitações. A discussão foi bem produtiva, consegui compreender bem sobre o tema. Rodada 2 -  causalísticas, finalísticas e programáticas - observador a causalistica, finalistica e programática são conceitos complexos de se entender, mas, ao ficar como observador, consegui compreender do que se trata o assunto. Rodada 3 -  - OBSERVADOR No inicio da discussão todos estavam um pouco perdidos mas com o tempo conseguiram desenvolver um pouco mais sobre as funções dos objetos e o não-objeto. Como observador co...

Atividade em dupla sobre os objetos

     A garça de papel(origami), objetivamente, é frágil e delicada, fácil de ser rasgada. Para além das propriedades materiais, a o origami é fundamental para trazer uma identidade visual do quarto da dona, ao ser posicionado juntamente com outros origamis num varal, sem este, não seria o mesmo ambiente, capaz de trazer conforto e sensação de pertencimento, visto que todos os itens presentes estão ali para resgatar a personalidade da moradora.      A bolsa, além do aspecto estético, simples e básico, com cores neutras, esta é responsável por resguardar os pertences do dono e trazer a sensação de segurança quando está em algum local público. Sem a bolsa, este se sente fragilizado em termos de segurança, visto que estamos em um país onde furtos e assaltos são uma constante na vida dos brasileiros.